sexta-feira, 20 de março de 2009

DN visita Escola Secundária de Severim de Faria



No âmbito do Projecto N @ Escolas, a turma 10º CT2 com a sua professora de Português, Ana Paula Ferrão, recebeu hoje, dia 19 de Março, a visita de uma equipa do Diário de Notícias.

Em contexto de sala de aula, foi recriado o ambiente de uma redacção de jornal e os alunos foram os próprios “jornalistas”.

Numa primeira fase, os representantes do DN apresentaram o Jornal e, sempre interagindo com os estudantes, recordaram algumas normas para a feitura de um periódico e também as principais regras para a construção de uma notícia.

Numa fase posterior, os alunos (divididos em grupos) trabalharam com exemplares do DN e executaram as suas próprias notícias sobre várias áreas de interesse. Cada porta-voz dos grupos teve, depois, que convencer os colegas de que a notícia que tinha elaborado merecia ser Manchete. Pesados argumentos e contra-argumentos, à equipa do DN coube a decisão final. Eis os vencedores: Helena Garcia, Renato, Teresa e Inês Patuleia. De cada notícia, os grupos fizeram, depois, as respectivas chamadas de capa, para publicação na primeira página.

Finalmente, foi impressa in loco a capa que os alunos levaram, como recordação. A todos os participantes foram oferecidos exemplares do DN bem como livros.

Quem sabe se com esta iniciativa não se potenciaram futuros jornalistas…


Ana Paula Ferrão







3 comentários:

Anónimo disse...

Potenciar jornalistas a alunos que estão na área de ciências é um pouco difícil hehehe achei a ideia muito gira e acho que devia abranger as outras turmas nomeadamente as de Línguas e Humanidades.

Anónimo disse...

A área de Ciências não é, de per se, impeditiva para que, a par da mesma, se cultive uma outra paixão na área das Letras.
Veja-se, por exemplo, o caso de escritores brilhantes, cuja formação de base era em Ciências (Medicina): Júlio Dinis, Fernando Namora, Miguel Torga...

João Simas disse...

Solicita-se que todos os que comentam se identifiquem. Este blogue foi criado para a escola e não para anónimos.

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...