domingo, 13 de março de 2011

Viagem de estudo ao Visionarium

E ainda outra versão...


Quem ainda não foi ao Visionarium, veja aqui:


Viagem ao Visionarium                                                     11º CT3
No passado dia 4 de Janeiro de 2011, os alunos das turmas de 11º e 12º anos no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química realizaram uma visita de estudo ao Visionarium a Santa Maria da Feira.
A chegada deu-se pelas 10 horas da manhã, a visita teve início com um espectáculo que a iria introduzir, focando os tópicos que seguidamente iriam ser abordados nas 5 diferentes salas, a maior parte delas com o seu patrono.
As salas visitadas pertencentes à exposição permanente do Visionarium, denominadas Odisseia, foram as seguintes:
·         Odisseia da Terra, cujo patrono é Fernão de Magalhães, na qual foram abordadas várias experiências relacionadas com a “Orientação e Cartografia”, “Máquinas simples”, “Mecânica”, “Fluidos em Repouso e em Movimento”.
·         Odisseia da Matéria, cujo patrono é Mendeleev e são abordadas várias matérias da Física e Química, como: “A Tabela Periódica”, “Os Materiais e a sua Forma”, “O que é a matéria e qual a sua origem”.  
·         Odisseia da Vida, cujo patrono é Mendel. Nesta sala foram tratadas temas relacionados com Biologia, tais como: “A Dupla Hélice e a Célula”, “Um Mundo para ouvir”, “O Cérebro”, “Um Mundo para tocar”, “Um Mundo para ouvir”, “Um Mundo para Cheirar” e “Um Mundo para ver”. Nesta sala, a principal atenção dirigia-se a quatro dos cinco sentidos, sendo eles o tacto, a visão, o olfacto e a audição.
·         Odisseia do Universo, cujo patrono é Hubble, que abordava diversos tópicos relacionados com o Universo, como: “Observação do Universo”, “A Terra, a Lua e o Sol”, “As leis de Kepler” e “Até ao Infinito”.
·         Odisseia da Informação, também denominada Sala 0110, que deve o seu nome ao código binário. Esta sala estava bastante desactualizada em relação à tecnologia actual, pois esta encontra-se em constante desenvolvimento. Esta sala abordava: “O computador: por fora e por dentro”, “A automatização” e “A informatização”.
                Pela tarde, foram realizadas duas actividades práticas, uma que envolvia a aprendizagem do funcionamento do telégrafo, a utilização do código Morse, abordando também fenómenos de electromagnetismo. Foi ainda realizada outra experiência, desta vez relacionada com o DNA, na qual este foi extraído, amplificado através da técnica de PCR, e após a realização da técnica denominada Electroforese o perfil genético foi traçado. Tudo isto com o objectivo de comparar perfis genéticos de três “suspeitos” para se descobrir qual o “criminoso”.
Em suma, esta visita foi muito útil pois permitiu aprofundar e adquirir novos conhecimentos e ainda relembrar algumas matérias já leccionadas.

11/1/2011
Biologia e Geologia
1º Turno
Drª Teresa Horta

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...