sexta-feira, 11 de março de 2011

"O clássico que revolucionou a literatura norte-americana"

Sim, estou a falar-vos da obra mais conhecida de J. D. Salinger: "À espera no centeio". Quem nunca conheceu The Beatles? Nem que seja pela mãe, pelo irmão, ou pelos amigos. Mas qual a relação entre o livro e a banda? A questão é essa: o que me motivou a ler a obra de Salinger foi exactamente o fascínio que tenho pela banda e o também o que conheço da mesma. Passando a explicar: Mark Chapman quando assassinou, com cinco tiros, John Lennon trazia consigo o romance de Salinger, e dizia que o mesmo possuía uma mensagem que o ordenava matar Lennon. Embora já conhecesse o autor, fiquei entusiasmada quando descobri que este livro levou à morte de um dos melhores artistas de sempre! Assim, interessei-me!
Falando um pouco do livro: como já citei, é um romance! Narra três dias da vida de um adolescente; a narrativa é na primeira pessoa. Durante esse mesmo período Holden, a personagem principal, fora expulso da escola. Ao regressar a casa, o jovem tenta adiar o inevitável e, enquanto o faz, depara-se e provoca situações que desconhecera. E, como cita o Diário de Notícias, este livro é: "(...) sobre o que se passa na alma de um rapaz em mudança, incapaz de enfrentar o fim da inocência."
Contudo, julgo ser um bom livro, fácil de ler e muito interessante. 

Teresa Caeiro


Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...