sexta-feira, 11 de março de 2011

Leituras e escritas

A leitura e a discussão de ideias em primeiro lugar e sem separação de prioridades.
Com os meios que temos, com os meios disponíveis que aproveitamos no mundo em que vivemos. A razão de ser, de existir, de uma biblioteca é o tornar-se um meio para promover essa necessidade de saber mais, de transformar esse saber, de participarmos e partilharmos esses saberes, eruditos, populares, juvenis, clássicos, como os quiserem classificar, o que importa menos. Não só o livro, mas o livro também na base. Biblio significa livro, mas seja esse livro em papel ou em meios informáticos, seja o texto escrito, oral, em imagens, com movimentos ou não, a cores ou com a profundidade do preto e branco, em histórias ou estórias que podem parecer simples na aparência.

Solicitamos a todos a participação. Contem-nos a todos, nestas redes sociais onde nos confundimos, onde desejamos contar o que sentimos, onde queremos mudar qualquer coisa para melhorar, seja o sistema, seja o nosso dia a dia, o que quisermos.

Para já falem-nos desse livro de que gostaram. Não é preciso ser “o livro da minha vida”; nem sequer uma recessão crítica ou um trabalho escolar (avaliações não interessam para aqui). Basta que digam que gostei disto ou daquilo, até porque o meu amigo daqui ou dalém pode gostar (e gosta) que alguém lhe diga que este livro vale a pena ser lido; e certamente retribuirá. Quem diz livros, diz filmes … experiências …  

Deixemo-nos de idades ou de imagens sobre as idades. Quem tem 12 anos que escreva, outros com 30, outros com 16, 15, 17, 14, 18, 50. Escrevam alunos, escrevam professores, funcionários, ex-alunos … Cada um, cada geração pode contribuir participando com as suas ideias e sensações, sabendo todos que isso vai ajudar alguém a ler mais e a ter ideias.

Já houve quem começasse. Parabéns aos primeiros. Agora esperamos por outros, por muitos. Para começar que se escreva sobre um livro.


Os textos podem ser enviados para bibliofaria@gmail.com
Quem quiser identifique-se só com as iniciais do nome ou com o nome inteiro. Sem formalidades.

JS

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...