segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A turma


Vem este texto a propósito de um filme que vi há pouco tempo: "A turma" de Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro do último Festival de Cinema de Cannes. Se isso já é justificação óbvia para nos convencer, o argumento não o é menos.
É-nos apresentada uma turma francesa de 9º ano, cujos alunos têm origens étnicas diferentes. Tudo se passa dentro da escola, dentro da sala de aula, onde surgem problemas, conversas,aquilo que todos nós conhecemos e que, por vezes, pensamos que é só nosso. Desenganem-se! Entre a escola francesa e a portuguesa não há assim tantas diferenças!
Deixo algumas palavras do realizador e um conselho: não percam! "Este filme não é um documentário, não procurei dar uma imagem global da Escola, mas contar o que se passa nesta turma entre este professor e estes 25 alunos. Quis também escolher os momentos em que há tensão, diálogo" E mais não digo! Melhor mesmo, é ver!

Margarida Varela

3 comentários:

Guida disse...

Tive eu tanto cuidado com os parágrafos e , no fim ,saiu isto...

Anónimo disse...

O teu texto está como os outros, com o mesmo tipo de apresentação formal . Ou querias uma margenzita no início dos parágrafos? Já não se usa...

Anónimo disse...

Mas entretanto já o ajeitei melhor, faltava estar justificado.
Está melhor assim?

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...