sexta-feira, 14 de novembro de 2008

16 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL PARA A TOLERÂNCIA


16 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL PARA A TOLERÂNCIA


A propósito do Dia Internacional para a Tolerância, resolvi contar uma história verídica.
No ano lectivo de 2001/02, o Governo Português ofereceu uma bolsa de estudo para estudantes timorenses virem para a Universidade, em Portugal.
Só que primeiro tinham que fazer um ano de preparação com um curso intensivo de Língua Portuguesa, entre outras áreas. Veio um grupo para Évora, estudar na nossa Escola, e a minha mãe foi professora deles.
Como não tinham cá família, afeiçoaram-se bastante aos professores. Eram muito simples e respeitadores. Uns eram mais trabalhadores, outros menos. Alguns não resistiram às saudades do seu país e desistiram.
Dos que ficaram, um tornou-se mais ligado a nós: o António Boquifai. De vez em quando, ia almoçar a nossa casa, íamos à missa juntos…
Entretanto, ele foi tirar o Curso de Enfermagem para Beja, na Escola Superior de Educação. Antes de partir de Évora, ele e outros colegas, fizeram uma festa para os professores, com música tradicional de Timor. Também nos ofereceu um cachecol típico de lá.
A partir daí, estivemos sempre em contacto, por E-Mail. Quando se sentia mais sozinho, dávamos-lhe sempre uma palavra de conforto. Sentíamo-nos «responsáveis» por ele, como no livro O Principezinho.
Num ano, ele conseguiu juntar dinheiro e foi passar o Natal a Timor. Então, eu fiz uma recolha nos meus brinquedos e livros para ele levar para os irmãos mais pequenos.
Acabou o Curso há pouco tempo, com grande esforço. Agora, regressou, para ajudar a reconstruir o seu país.
Até sempre, António Boquifai!

Miguel Ferrão 7ºD

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...