sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Internacional da Tolerância

Dia Internacional para a Tolerância
16 de Novembro


No próximo dia 16 de Novembro de 2008, irá celebrar-se o Dia Internacional para a Tolerância. A tolerância… estamos constantemente a ouvir falar dela, mas nunca parámos um pouco para pensar o que afinal significa esta palavra com uma imagem acústica que nos enche os ouvidos. Estou sempre a ouvir “olha tu não sejas intolerante comigo que eu não sou os teus amigos”, protesta a minha avó, ou então “olha que eu não tolero faltas de respeito”, reclama a minha mãe.
No nosso quotidiano deparamo-nos com casos de tolerância que ocorrem à nossa volta, mas que nem damos por eles; quantas vezes não vimos já nas ruas ou na televisão casos de pessoas pobres que precisam de alguém que os auxilie e os proteja, principalmente nas épocas de maior frio em que a fragilidade é ainda superior.
A tolerância, tal como tudo, tem o reverso da medalha, o seja, também devemos ser intolerantes em situações como a agressão, por exemplo, pois nada se resolve com agressões nem conflitos.
É por tudo isto que neste dia que se avizinha todos devemos ser tolerantes para com os que nos rodeiam.




Ana SoutoNº. 2 11º CT1

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...