quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sherlock Holmes na Biblio



“A Aventura dos Bonecos Dançantes”, de Conan Doyle


Primeira história deste ano na Biblio Faria, inserida na actividade 5 Dedos de Conversa (4as, no intervalo grande da manhã). Durante três sessões contou-se a dita aventura para uma assistência familiar e fidelíssima no que respeita à assiduidade. Com direito a um quadro onde se anotavam as pistas e a oferta do cartão de visita do famoso detective.

“A Aventura dos Bonecos Dançantes”, um conto de Conan Doyle (1859-1930), o criador do famoso detective Sherlock Holmes, personagem enigmática e, de tal modo viva, que depressa voou das páginas para adaptações de cinema e teatro. Mais ainda, o famoso detective da 221B Baker Street, em Londres, deu ainda origem a um museu na capital londrina cujo ambiente e objectos revivem Holmes (e o seu amigo Dr. Watson) como se de um homem de carne e osso se tratasse. Aconselhamos a sua visita, nem que se seja virtualmente, através de: http://www.sherlock-holmes.co.uk/


Sinopse: Sherlock Holmes recebe por correio, um enigmático bilhete com pequenos bonecos dançantes desenhados. Mr. Cubitt é o cliente que lhe pede ajuda para descobrir o que significam tais hieróglifos, já que os mesmos surgem desenhados na sua propriedade e deixam a sua esposa à beira de um ataque de nervos.
Com a chegada de mais bilhetes e algumas perguntas sobre o casal, o detective consegue descodificar aquilo que era um código para envio de uma mensagem secreta e perigosa. Não consegue, no entanto, chegar a tempo de evitar uma drástica morte e um triste ferimento…
Reunir as pistas no local do crime e desvendar o mistério é o final empolgante desta aventura, que nos remete para a Inglaterra aristocrática do séc. XIX.
“A Aventura dos Bonecos Dançantes” existe também em filme (com o título “Os Dançarinos”), na Biblio da Severim, tendo como protagonista o excelente e incomparável actor Jeremy Brett. Aconselha-se fortemente!

2 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS, Paula, João, e toda a equipa da biblioteca da Severim de Faria pelo óptimo trabalho que estão a fazer!
Vou seguir o blog com muito interesse.E obrigada por terem comunicado!
Um abraço muito amigo

Antónia Sim-Sim Pereira

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DESTA HISTORIA !!
Pricipalmente porque tem os meus estilos preferidos:
policial
coisas antigas
suspance

Em Fim A BIBLIO E A MAIOR !!

Carlos

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...