quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Parlamento dos Jovens (ESSF): Medidas da lista J

Exposição de motivos:

A nosso entender, apesar das melhorias significativas implementadas ao longo dos anos, o sistema de educação português continua a ter alguns lapsos que consideramos poder ser colmatados. O debate sobre o sistema educativo não deve ser menosprezado uma vez que dele dependem a construção de uma sociedade instruída e consequentemente consciente das suas decisões democráticas.
A formação dos jovens, deve passar não só pela sua aquisição de conhecimentos teóricos mas também pela aposta na inserção do aluno no mercado de trabalho.
É necessário ter também em conta a situação económica que se vive actualmente, utilizando os recursos à disposição para o que tem mais interesse para o país. Se por um lado esta eficiente aplicação de recursos leva a uma melhor qualidade de ensino por outro leva a uma racionalização de fundos utilizados.
Voltando à ideia inicial de instrução como algo global, pensamos que o desporto deve ser também tido em atenção por fazer parte do bom desenvolvimento do indivíduo.

Tendo em conta tudo isto, propomos as medidas abaixo descritas.

1. Criação de um programa à semelhança do programa Erasmus para o primeiro emprego, nas comunidades lusófonas (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, etc.). Parece-nos essencial que haja uma troca de conhecimentos técnicos e culturais entre os jovens quadros das comunidades falantes de Língua Portuguesa. Achamos que o futuro da educação deve passar pela comunicação entre as várias comunidades a fim de complementar as várias metodologias de trabalho. Com esta medida seria mais fácil para um jovem recém-licenciado obter um estágio profissional num país lusófono.

2. Regulação das vagas do Ensino Superior mediante as necessidades do mercado de trabalho e os interesses estratégicos do país. Com esta medida, poderia haver uma melhor articulação entre as necessidades das empresas e instituições com os futuros profissionais.

3. Fomentação do desporto escolar. O nosso país é um dos que, na União Europeia, mais gasta em cuidados de saúde relacionados com doenças cardiovasculares. Se o estilo de vida saudável for enfatizado nas escolas podemos mudar esta realidade.

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...