quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Diário de bordo


A propósito de uma página de diário de viagem, os alunos de 10º de Português criaram textos autobiográficos, recriando, inventando. Aqui vai um exemplo, digno de um autor de fina observação e de um estilo muito pessoal:



Quarta-Feira, 31 de Janeiro de 2009

Querido Diário,

Hoje, como já te tinha dito, vamos a caminho de Veneza. Caso não consigas ver, estamos a passar agora um Cabo. Mas não é o Cabo das Tormentas, é um Cabo cujo nome se escreve Synthicat, mas ao qual os marinheiros chamam Sainticat. Outrora este cabo teve outros nomes, como Caicaution, Callisse, entre outros que de momento não me recordo. Espero que estejas a gostar tanto da viagem como eu, porque se não me engano, e sem te querer induzir em erro, penso que faltam ainda 23 horas até à chegada, segundo as minhas contas!

E como tu sabes eu sou bom a Matemática! Tive inclusive um 96% no teste intermédio, ao invés da maioria dos alunos que tiraram notas bastantes mais fracas como 69%, 57%, 40%, etc etc!!

Antes que me esqueça! Sabes quem conheci há alguns minutos atrás? Sabes, sabes?!?

Ao menos tenta adivinhar, em vez de estares sempre tão calado e na tua solidão horrorizante.. Afinal, além das nossas histórias, eu sou o teu único amigo! Logo se não falas comigo, com quem falarás?

Mas não interessa, vou-te dar mais uma “abébia”, como diz o Tio Tó, e falas da próxima vez que já vi que hoje deves estar rouco!

Voltando ao assunto, conheci aquela rapariga linda, deslumbrante, que quando passa todos ficam a olhar...

Ela falou comigo a perguntar-me as horas (a frase típica quando se quer conhecer uma pessoa) e eu, educado, respondi-lhe espontaneamente, com um sorriso de 10 metros na cara. Daí em seguida fomos metendo conversa, e convidei-a para a festa de logo à noite, aproveitando o facto de fazer anos e de ela não puder recusar!

Sim, porque fica mal ser uma lady, como diz o Vasco, ou uma dama, como diz o Leonardo, a convidarem-nos a nós, homens, para algo deste género.

Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2009

Querido Diário,

Espero que hoje já estejas bom de voz, porque vais ter de me dar a opinião sobre o que achas dela. Sabes, é que ontem dançámos e dançámos, e se queres que te diga, acho que foi o 1º aniversário em que andei de cruzeiro com uma rapariga tão bonita ao meu lado..!

Devias ter visto a cara dela quando a levei lá fora, ao convés.. A brisa a passar por entre a cara, ela a brilhar no escuro!

O resto conto-te amanhã, que estive acordado a noite toda, e acho que é melhor ir dormir pois estou cheio de sono. Até daqui a nada, querido Diário.

João Serrabulho Nº14 10ºCT2

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...