Slider

  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição1
  • Biblioteca Escolar Severim de Fariao

    Descrição2
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição3
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição4
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição5

Link back

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

sábado, 19 de setembro de 2009

Votar

Da Daniela Parra, ainda há pouco aluna desta escola, e a meio caminho para a licenciatura, um apelo à cidadania:

Este meu texto serve de incentivo aos jovens a dirigirem-se às urnas dia 27 de Setembro, ou nas próximas eleições.
É importante que haja mais consciência política entre os jovens. Vejo na minha geração falta de consciência politica, falta de conhecimento dos seus direitos e vontade de usufruir deles. Pois se não há conhecimento, logo não há vontade de usufruir deles. Vejo muitos a reclamarem, mas “Melhor que dizer é fazer”, é um dever e um direito que não se deve desperdiçar.
Não se esqueçam, que nós os jovens, somos o futuro deste país, somos nós que temos a oportunidade de mudar o que está mal, somos nós que devemos pensar num futuro melhor e lutar por este. Para isso é necessário que haja consciência social sobre os problemas deste país, muitos de nós tivemos a oportunidade de estudar mais que os nossos pais, tivemos oportunidades que muitos deles não tiveram na sua juventude.
Muitos de nós, não temos ideia sequer do que é a vida real para além dos estudos, não sabemos os problemas que os “Adultos” têm, porque vivemos na ilusão que somos crianças crescidas, e vejo jovens de 20 anos a comportarem-se como crianças de 13 anos, mas quem tem mais de 18 anos, não é criança, perante a lei são adultos responsáveis pelos seus actos, capazes de tomar decisões, mesmo que não se sintam preparados para tal. É difícil abandonar a ideia da criança que somos, que fomos ou queremos ser, no entanto podemos ser eternamente crianças, sendo adultos nas alturas necessárias e estando capazes de vencer grandes desafios.
Pensem que está nas mãos de todos nós construir um Portugal melhor, um Portugal onde haja mais justiça social, porque a justiça social tem que partir dos seus cidadãos.
Muitos jovens pensam que a solução é fugir deste pais pequeno, mas este pais pequeno tem as suas virtudes e os seus defeitos, e a solução nem sempre é fugir, mas sim mudar, avançar, lutar por um país melhor. Todos os países têm os seus defeitos e as suas virtudes, e temos que aprender a apreciar o que o nosso tem de bom, antes de dizer mal de tudo e todos.
Está nas nossas mãos mudar Portugal!

Mas porquê votar?
Porque chegou finalmente o momento de intervires nos assuntos que te dizem, directa e indirectamente, respeito e que têm grande impacto na tua vida, em todos os domínios, sejam eles na educação, na saúde, no ambiente, na cultura, na segurança, só para referir alguns. Votando tens uma palavra na forma como o teu futuro se vai desenrolar, abrindo novas perspectivas e opções.
Porque nasceste num estado democrático, onde os cidadãos exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e directo, reconheces o seu valor e tens consciência da luta e dos sacrifícios que muitos homens e mulheres fizeram para a conquistar. Ao exerceres o teu direito de voto estás a contribuir para o seu fortalecimento e consolidação.

O que precisas para votar?

Consulta: http://www.portaldoeleitor.pt/

Sem comentários: