quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um dia no "visionarium", by 11º CT3

Porque há visões que dão frutos , aqui fica uma sugestão para futuras aprendizagens:


No passado dia 4 de Janeiro de 2011, as turmas de 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária de Severim de Faria, acompanhados pelos professores, foram visitar o centro de ciência viva do Europarque em Santa Maria da Feira, o “Visionarium”.



A comitiva partiu às 05h20min e chegou ao “Visionarium” por volta das 10h15min. Mais tarde, foram iniciadas as actividades no centro, com o visionamento de um filme de introdução à temática.



De seguida passou-se para a visita das várias “Odisseias”, cada uma com diferentes actividades experimentais relativas ao tema de cada Odisseia. A primeira a ser visitada foi a “Odisseia da Matéria” correspondente à sala de Mendeleiev, onde os visitantes puderam conhecer alguns objectos resultantes da invenção de novos materiais com características surpreendentes e uma peculiar tabela periódica.



A Odisseia seguinte a ser visitada foi a “Odisseia da Vida” onde se testaram quatro dos cinco sentidos do ser humano: visão, audição, olfacto e tacto.



Posteriormente visitou-se a Odisseia do Universo, na qual se abordaram temas como a Terra, o Sol, a Lua, satélites e outro elementos do Universo.



A penúltima sala a ser visitada foi a “Odisseia da Informação”. Nesta sala presenciaram-se os primórdios da tecnologia da informática e os seus avanços iniciais.



Finalmente, visitou-se a Sala Magalhães, correspondente à “Odisseia da Terra” na qual se abordaram temas como a orientação e cartografia, mecânica, fluidos em repouso e fluidos em movimento.



Depois da visita das cinco salas, os alunos e professores fizeram uma pausa para almoço, reiniciando a visita por volta das 14h com a actividade do “Telégrafo”. Aqui, os alunos aprenderam a enviar telegramas e mensagens luminosas, em código morse. Também se aprendeu a construir, facilmente, um electroíman.



Para terminar a visita, por volta das 15h30min, os alunos realizaram uma actividade experimental relacionada com o estudo do DNA e técnicas forenses, no “Laburatorium”.



Iniciou-se o regresso a Évora por volta das 17h, chegando ao destino às 22h. Apesar de ter sido exaustiva, os alunos usufruíram bastante da visita de estudo, aprendendo novos conteúdos relacionados com as disciplinas de Biologia/Geologia e Física/Química.

11º CT3
(2º Turno)

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...