terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Biografia

Nasci em Lisboa em 1952. Desde criança senti uma grande paixão pela leitura e pela escrita. Licenciei-me em Filologia Românica na Universidade de Lisboa e dei aulas de Português e Francês no Ensino Secundário, durante 6 anos.
Em 1983, emigrei para a Austrália, onde comecei por trabalhar como tradutora e intérprete. Em 1987 fui convidada para leccionar Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Queensland, Brisbane, onde me mantive até 1999.
Compilei e publiquei um Curso de Língua Portuguesa para principiantes e organizei várias conferências para divulgação da História e Cultura de Portugal.
Em anos mais recentes, fiz parte de uma equipa de apoio e auxílio a imigrantes e refugiados, numa organização subsidiada pelo governo australiano. Trabalhei com pessoas de várias culturas e ideologias e estive à frente de alguns projectos para inclusão de crianças e adolescentes de várias nacionalidades, na sociedade e cultura australiana.
Organizei programas de treino para educadoras de infância e professores e apresentei workshops e seminários, versando temas como a diversidade, o racismo, a discriminação e o multiculturalismo.
Nos vários projectos, defendi, com muita paixão, os direitos dos imigrantes e refugiados e  lutei pela inclusão e aceitação de todas as raças, na sociedade australiana.
Na minha visita a Portugal, em 2005, surgiu a inspiração para a escrita de Regresso a Lisboa e assim a concretização de um sonho antigo. Este meu primeiro romance, de carácter autobiográfico, é a expressão de um amor muito intenso pela pátria e, em particular, por Lisboa.
Em 2007, publiquei o meu primeiro romance de ficção, Sem ponto final, assim como um livro de poesia, Pedaços de mim. Alguns dos meus poemas foram incluídos numa Antologia de Autores Portugueses Contemporâneos, Poiesis – Vol. XV, editada pela Editorial Minerva. Neste mesmo ano, fui convidada pelo Jornal Notícias da Manhã para escrever uma coluna quinzenal, sobre temas sociais.
Regressei a Portugal em Dezembro de 2009 e em Maio de 2010 publiquei outro livro de poesia, Do Outro Lado do Silêncio.

in 
http://julieta-ferreira.com/

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...