sábado, 24 de março de 2012

Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva - Estremoz


(Notícia em atraso pelo qual este blogue pede desculpas aos autores...)


Em jeito de crónica…


     “Eles não sabem, nem sonham,
       que o sonho comanda a vida.”
                                              António Gedeão, Pedra Filosofal


                 Inspirados nas palavras do poeta em epígrafe, enveredámos pelo sonho e rumámos ao Centro de Ciência Viva, em Estremoz, numa manhã enevoada, (07.02.2012), mas radiosa pelo objetivo que a todos animava: verificar, in loco, tudo aquilo que até então aprendêramos na disciplina de Biologia e Geologia com implicações em Física e Química e também em certos aspetos de cultura geral.
                  Em são companheirismo com as turmas do curso de Ciências e Tecnologias do 10º ano, acompanhados pelos respetivos professores das disciplinas implicadas, chegámos entusiasmados a Estremoz.
   Rapidamente nos organizámos, conhecemos os nossos guias (jovens investigadores da Universidade de Évora) e fizemos uma viagem no tempo: o edifício onde nos encontrávamos fora o Convento das Maltesas e, posteriormente, um hospital. Regressámos aos nossos dias, com uma atualização sobre o programa da visita, o qual seguimos numa dinâmica de interatividade.
                  No piso superior aguardava-nos uma réplica do Tiranossauro Rex, um animal supostamente necrófago, que alguns quiseram guardar em fotografia para a eternidade.
                  Da exposição permanente, destacamos a referência à escala do tempo geológico que nos deu uma perceção evolutiva do mesmo.
                  Posteriormente, com uma recriação vulcânica em erupção, deparámo-nos com um cenário digno de Júlio Verne, em Viagem ao Centro da Terra.
                  Já no mundo subaquático, mergulhámos numa experiência oceânica nas águas lusas.
   Retemperámos forças com uma bela refeição e, munidos de capacetes, ficámos prontos para conhecer todas as funcionalidades de uma pedreira.
                 A terminar a visita, ainda tivemos tempo para observar uma exposição temporária que nos apresentou fósseis de variadas eras geológicas.
                  No final, cada um de nós, intimamente, qual “bichinho álacre e sedento” sentiu vontade de regressar um dia, quem sabe, então já no papel de guia a conduzir um grupo de jovens estudantes numa fantástica aventura científica.


                                                                   10ºCT3
 Texto elaborado na aula de Formação Cívica

terça-feira, 13 de março de 2012

Já li e recomendo

O mundo em que vivi , de Ilse Losa

Recomendo este livro a quem se interessa e tem  curiosidade por temas de guerras e conflitos, nomeadamente a 2ª Grande Guerra.

O mundo em que vivi retrata a vida de uma pessoa nesse período trágico da História Mundial, as suas experiências e vivências e as diferentes “raças” ou religiões discriminadas nessa época.



Raquel Mendes, 8ºA

quinta-feira, 8 de março de 2012

Eu já li e recomendo

   O rapaz verde, de Toni Brandão, é um excelente livro sobre ecologia, abordando diversas formas de preservar o nosso mundo e ajudar o planeta.
 Gostei de o ler,  é rápido, interessante e muito enriquecedor; fiquei a conhecer algumas coisas novas.
 Todos deviam ler este livro para mudarem certas atitudes que mais tarde podem fazer diferença .

Afonso Ludovico, 8º A

segunda-feira, 5 de março de 2012

Eu já li e recomendo


Cartas da Beatriz, Maria Teresa Maia Gonzalez

Aconselho a leitura deste livro, porque gosto de livros que retratam os problemas do dia-a-dia dos adolescentes. Beatriz sofria de bullying psicológico na escola, e nós hoje em dia temos muitos casos assim em Portugal.
Também porque com estes livros posso tentar perceber o que é que as pessoas que têm estes problemas sentem. Claro que não sinto realmente o que elas sentem, mas tento. Eles também me ajudam a ver os meus problemas e a resolvê-los mais facilmente. Quem sabe não ajudam também outras pessoas...

Margarida Pereira, 8º A

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...