quinta-feira, 19 de maio de 2011

Implementação de Banco Troca de Livros (BTL)

Divulgação do Projecto da Associação de Pais em colaboração com alunos e Biblioteca


Implementação de Banco Troca de Livros (BTL)
Escola Secundária Severim de Faria
Informação à comunidade escolar
 O BTL tem como principal objectivo incentivar toda a Comunidade Escolar ao respeito pelo livro. Pretende-se incrementar o bom uso dos Manuais Escolares e o seu intercâmbio, sobretudo com fins sócio-económicos. Solicita-se a colaboração de todos para que os Manuais não sejam danificados, de modo a que estejam em boas condições para serem utilizados novamente. O projecto do “Banco de Troca de Livros” tem duas fases, uma fase no inicio em Maio até dia 3 de Junho, para entrega dos livros (Manuais Escolares) na Biblioteca da Escola e outra em data a definir para a Recepção dos Manuais. Em virtude deste ser o primeiro ano da BTL, a APEEESF não pode garantir o suprimento na íntegra das necessidades em Manuais Escolares.
Assim, os alunos que entregarem manuais em bom estado receberão comprovativos, que serão também do conhecimento dos Encarregados de Educação, que lhes permitirão ter acesso à troca por Manuais do seu interesse.
 O BTL irá dando conhecimento da sua actividade, de forma atempada, para que todos os interessados o possam utilizar.
 Tendo em conta os livros adoptados na nossa Escola e a periodicidade em vigor, pretende-se, com este projecto, incentivar os alunos e respectivos Encarregados de Educação ao bom uso dos Manuais. Além de incrementar a sua utilização correcta e proveitosa, é também nossa intenção proporcionar um intercâmbio cultural e económico.
 O BTL não se substitui a uma Biblioteca pois não tem prazos de entrega e, enquanto o livro estiver na mão do aluno, ele é seu. Esta troca de livros tem, como objectivo principal uma vertente pedagógica, visto que certamente contribuirá para a educação para a cidadania dos nossos alunos.
 Objectivos
·             Criar no aluno o respeito pelo livro
·             Tentar evitar que o percurso escolar do aluno seja interrompido pela falta de material escolar;
·             Incentivar um uso correcto dos manuais, sem os danificar para que possam ser utilizados por outros;
·             Evitar que os manuais escolares sejam desprezados, depois de usados durante um ano lectivo;
·             Proporcionar aos alunos uma actividade promotora da tolerância tendo em vista a sua formação integral;
·             Contribuir para um melhor ambiente fazendo uma gestão mais proveitosa do papel;
·             Permitir aos alunos a utilização de livros sem qualquer gasto;
·             Poupar dinheiro aos Encarregados de Educação;
 Desenvolvimento do projecto
 [...]
 Espaço: Biblioteca da Escola. O computador é imprescindível para a elaboração da base de dados dos alunos do “Banco” e dos livros em seu poder, para a elaboração de informação aos alunos e Encarregados de Educação.

Sem comentários:

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...