Slider

  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição1
  • Biblioteca Escolar Severim de Fariao

    Descrição2
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição3
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição4
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição5

Link back

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Melhorar a comunicação

A Biblioteca da Escola Secundária Severim de Faria aderiu a uma rede social: o Facebook. Com o aval da direcção da escola, embora não seja uma página oficial, nem teria que o ser. Ponderámos a questão, porque pode haver muitos preconceitos, resistências até, insegurança, problemas legítimos, aliás. Mas a comunicação é fundamental numa sociedade democrática, onde se respeitam as opiniões e modos de estar diferentes. Sem comunicação, o pôr ideias em comum, não contribuiríamos para a cidadania e desenvolvimento. A nossa grande preocupação é a divulgação e debate de ideias, a contribuição para as diferentes literacias que permitam aos cidadãos compreender e transformar o mundo. Afinal uma biblioteca não é apenas uma colecção de livros, nem um acervo apenas para iniciados ou para alguns eleitos. Deve contribuir e ser parte integrante de uma escola de qualidade.


A comunicação hoje faz-se de inúmeras e infinitas maneiras, desde o livro que continua moderno até ao hipertexto que nos leva a outros lugares e pessoas que, por sua vez, nos leva ainda a outros e mais outros. Podemos, não apenas aceder a conhecimentos, como também acrescentar algo com as nossas ideias, curiosidade, trabalho e prazer, desenvolvendo a capacidade crítica face a uma profusão enorme de informações de qualidades várias. Uma biblioteca tem que estar onde estão os seus leitores, os possíveis leitores, os leitores que hão-de vir, sobretudo aqueles que menos possibilidades tiveram de aceder a diferentes formas de utilização da comunicação e acesso a diferentes formas de cultura.


Hoje o tempo e o espaço são apercebidos e usados de formas diferentes. Não interessa apenas o local físico, que é também fundamental, mas este espaço cósmico em que podemos comunicar com alguém a milhares de quilómetros, com algum autor a qualquer hora, com pessoas de diferentes gerações e culturas.


Esta biblioteca está numa escola que já tem algumas dezenas de anos. Por aqui têm passado, sobretudo vivido, porque a vida também se vive dia a dia, com sonhos e projectos incluídos, muitas pessoas, cada um com a sua personalidade e em que cada um deixou qualquer coisa de seu e leva qualquer coisa desta escola. Pode cada um também retribuir à sua maneira, como em tantas escolas e instituições por esse mundo fora, em que antigos alunos e professores mantêm a chama da escola por onde passaram. Isso é tradição, inovação e cultura.


Esta escola tem estado em obras profundas. Espera-se, e é preciso ter confiança, que daqui surja um edifício muito melhor, que compatibilize o que já havia de bom com aquilo que se espera que seja o melhor para o mundo actual. Com as pessoas, alunos, funcionários, professores, pais, antigos alunos, que já provaram até que fazem coisas que não envergonham, mas orgulham.


A biblioteca contribui e vai fazer melhor, à medida que melhorarem as condições e a participação de todos. Este ano, pôs-se a hipótese de não abrir por causas das obras. Mas nós não esperamos apenas pelo futuro próximo, temos que viver e continuar o que já fazemos e preparar os próximos tempos. Já mudámos duas vezes de espaço este ano, com algumas limitações, que se espera que todos compreendam. Esperamos também que todos contribuam para a solução dos problemas. Esta escola ficará certamente gravada na memória de cada um e na vontade de melhorar o futuro.

2 comentários:

非凡 disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

JOHN LENNON disse...

belo artigo...a biblioteca devia entrar em funcionamento,pois os alunos necessitam...ótimo ;