
Faria conversas no presente e não no condicional...aqui na Severim de Faria, gente de cá ou próximo deste cá.Sobre tudo o que seja actual, criativo, sonante, interessante, humorístico, polémico, ou seja, o passado, o presente, os clássicos, o contemporâneo. Tendo como fontes: literatura, arte, cinema, jornalismo, ciência, televisão... tudo e mais alguma coisa.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Torneio de Damas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Melhorar a comunicação
A Biblioteca da Escola Secundária Severim de Faria aderiu a uma rede social: o Facebook. Com o aval da direcção da escola, embora não seja uma página oficial, nem teria que o ser. Ponderámos a questão, porque pode haver muitos preconceitos, resistências até, insegurança, problemas legítimos, aliás. Mas a comunicação é fundamental numa sociedade democrática, onde se respeitam as opiniões e modos de estar diferentes. Sem comunicação, o pôr ideias em comum, não contribuiríamos para a cidadania e desenvolvimento. A nossa grande preocupação é a divulgação e debate de ideias, a contribuição para as diferentes literacias que permitam aos cidadãos compreender e transformar o mundo. Afinal uma biblioteca não é apenas uma colecção de livros, nem um acervo apenas para iniciados ou para alguns eleitos. Deve contribuir e ser parte integrante de uma escola de qualidade.
A comunicação hoje faz-se de inúmeras e infinitas maneiras, desde o livro que continua moderno até ao hipertexto que nos leva a outros lugares e pessoas que, por sua vez, nos leva ainda a outros e mais outros. Podemos, não apenas aceder a conhecimentos, como também acrescentar algo com as nossas ideias, curiosidade, trabalho e prazer, desenvolvendo a capacidade crítica face a uma profusão enorme de informações de qualidades várias. Uma biblioteca tem que estar onde estão os seus leitores, os possíveis leitores, os leitores que hão-de vir, sobretudo aqueles que menos possibilidades tiveram de aceder a diferentes formas de utilização da comunicação e acesso a diferentes formas de cultura.
Hoje o tempo e o espaço são apercebidos e usados de formas diferentes. Não interessa apenas o local físico, que é também fundamental, mas este espaço cósmico em que podemos comunicar com alguém a milhares de quilómetros, com algum autor a qualquer hora, com pessoas de diferentes gerações e culturas.
Esta biblioteca está numa escola que já tem algumas dezenas de anos. Por aqui têm passado, sobretudo vivido, porque a vida também se vive dia a dia, com sonhos e projectos incluídos, muitas pessoas, cada um com a sua personalidade e em que cada um deixou qualquer coisa de seu e leva qualquer coisa desta escola. Pode cada um também retribuir à sua maneira, como em tantas escolas e instituições por esse mundo fora, em que antigos alunos e professores mantêm a chama da escola por onde passaram. Isso é tradição, inovação e cultura.
Esta escola tem estado em obras profundas. Espera-se, e é preciso ter confiança, que daqui surja um edifício muito melhor, que compatibilize o que já havia de bom com aquilo que se espera que seja o melhor para o mundo actual. Com as pessoas, alunos, funcionários, professores, pais, antigos alunos, que já provaram até que fazem coisas que não envergonham, mas orgulham.
A biblioteca contribui e vai fazer melhor, à medida que melhorarem as condições e a participação de todos. Este ano, pôs-se a hipótese de não abrir por causas das obras. Mas nós não esperamos apenas pelo futuro próximo, temos que viver e continuar o que já fazemos e preparar os próximos tempos. Já mudámos duas vezes de espaço este ano, com algumas limitações, que se espera que todos compreendam. Esperamos também que todos contribuam para a solução dos problemas. Esta escola ficará certamente gravada na memória de cada um e na vontade de melhorar o futuro.
Bibliotecas escolares - Atividades 2023/2024
Hoje começa o outono. Estamos de volta à escola, para mais um ano letivo. Antes de avançarmos e para não esquecer, deixamos a lista abrev...
-
Crónica das Sabichonas Porque é que nós gostamos de ler? Porque é barato. Porque é que é barato? Porque ainda não aumentaram os imposto...
-
No âmbito da disciplina de Clássicos da Literatura estou a estudar a fundo as obras de Lewis Carroll sobre a personagem Alice. As suas his...
-
A propósito do testemunho de João Simas sobre a sua leitura da obra de Homero Odisseia, ocorreu-me o conto A Perfeição, de Eça de Queirós, p...