Slider

  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição1
  • Biblioteca Escolar Severim de Fariao

    Descrição2
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição3
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição4
  • Biblioteca Escolar Severim de Faria

    Descrição5

Link back

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Está na Hora de divulgar pesquisas e trabalhos de alunos desta escola no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia



O Vulcanismo na América

A América, o segundo maior continente do Mundo, possui acima de trezentos e sessenta vulcões, estando dezenas deles em actividade explosiva, efusiva e mista.

Sendo a América um continente repleto de vulcões, podemos encontrar entre eles, alguns com características mais espectaculares, como é o caso do vulcão Santa Helena, um vulcão activo que se situa em Washington. A sua última erupção aconteceu a 18 de Maio de 1980, após um tremor de 5,1 na escala Richter, o lado norte do monte entrou numa erupção violenta, provocando danos ambientais numa área de 550 Km2, foi uma erupção tão explosiva que para além da altura da cratera ter diminuído 401 m, passando de 2950 m para 2549 m; também matou cerca de 57 pessoas, muitas delas devido a piroclastos.

Outro dos grandes, e conhecidos vulcões da América é o Yellowstone, um super vulcão situado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos da América, a sua cratera tem 90 km de diâmetro e a sua caldeira é 40 vezes maior que a do vulcão Santa Helena!

Os Cientistas afirmam que este vulcão é

tão grande que se entrasse em erupção, esta demoraria cerca de cinco dias, e durante os seguintes 3 meses uma nuvem de poeira cobriria todo o Hemisfério Norte, o que faria com que as temperaturas baixassem para os -30 ºC,entretanto, o Hemisfério Sul teria uma estação seca, de tempo indeterminado, onde as temperaturas subiriam para valores superiores a 50 ºC. Imediatamente após esta erupção de carácter explosivo, seria libertado um gás mortífero, e venenoso com temperaturas acima dos 900 ºC, que incineraria tudo num raio de 1900 km, e para além disso mataria milhares de pessoas devido a asfixia, e a envenenamento; por fim, o terramoto que se sucederia á erupção atingiria o grau 8.9 na escala de Richter, o que iria provocar uma onda subterrânea que se iria propagar até ao oceano, causando ondas gigantescas que iriam devastar áreas costeiras da Europa, América do Sul, América Central, Ásia e África, isto incluiria Portugal!

Outro vulcão também muito conhecido é o Nevado Del Ruíz, está situado na cordilheira Central da Colômbia, nas áreas de Caldas e Tolima, é-lhe atribuído este nome curioso pois possui neve no cume praticamente o ano inteiro. Este vulcão atinge os 5389 m de altitude, está actualmente activo com fumarolas e emissões de cinzas. A sua última erupção correu a 13 de Novembro de 1985, e causou a destruição do município de Armero, provocando cerca de 25.000 mortes. O principal símbolo desta catástrofe foi um rapaz de 13 anos chamado Omayra Sánchez, que ficou preso no meio de água e destroços, tendo agonizado por 60 horas em frente às câmaras de todo os canais televisivos de todo mundo. Como ninguém o conseguiu ajudar, devido ao perigo da situação, acabou por morrer devido a hipotermia e gangrena.

Por último mas não menos espectacular que os demais, temos o vulcão Chaitén, este situa-se a 10 km a nordeste da cidade chilena de Chaitén, que é a capital da província de Palena, na Região de Los Lagos. É um estratovulcão com 1122 m, e situa-se perto de zonas povoadas. A sua última erupção começou a 2 de Maio de 2008, ficou mais violenta a 5 de Maio, lançando nuvens de poeiras, e piroclastos, a muitos quilómetros de altitude, e a 12 de Maio a cidade de Chaitén estava degradada.

Esta erupção foi uma grande surpresa pois este vulcão não entrava em erupção há mais de 9000 anos.

Após termos visto todos estes vulcões, e as suas erupções, tomámos conhecimento que a Terra é um planeta geologicamente activo, manifestado através de acontecimentos como estes, que têm vários impactos á superfície da Terra.


· en.wikipedia.org/wiki/Chaitén_Volcano

· terraquegira.blogspot.com/.../vulco-chaitn.html

· pt.wikipedia.org/wiki/Vulcão

· pt.wikipedia.org/wiki/Yellowstone_(vulcão)

· pt.wikipedia.org/wiki/Erupção

· pt.wikipedia.org/wiki/Nevado_del_Ruiz

· pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Santa_Helena

· pt.wikipedia.org/wiki/Vulcão



António Fernandes nº 3 10º CT3

José Rato nº 13 10º CT3



Sem comentários: