sábado, 6 de junho de 2009

A Família Romanov


É quase pecado ir ao circo DuMond e não ouvir a história da família Romanov.

Reza a lenda que durante anos esta fantástica família dominou o mundo do circo. Eram conhecidos pelo seu engenho e originalidade. No entanto, com o passar do tempo, envolvida pela sombra da doença e da morte, a família ficou reduzida a apenas seis elementos.

O velho Gerald fazia as delícias das crianças com o seu número de palhaço e o seu exuberante fato vermelho; Jack e os seus filhos eram trapezistas e a pequena Olívia era bailarina.

Mas todas as famílias têm a sua ovelha negra… Neste caso, era a jovem Jill que nunca se interessara pela actividade da família. Entre os seus, era conhecida por “Guardiã do Colar”. Oh, sim, o colar… Como me podia esquecer? Afinal, foi ele que levou à sua desgraça….

O colar era uma herança de família. Tinha pertencido aos seus antepassados que fundaram o circo e agora era dela, a filha mais velha. Devido à maravilhosa jóia que possuía, era cobiçado pela população, mas felizmente nunca caíra nas mãos erradas, pelo menos até àquela noite…

Era quase meia-noite quando Jill acordou e viu um vulto à sua frente. Ao princípio, pensou que era um dos seus pequenos irmãos, mas estava enganada. A misteriosa sombra olhou para ela e fugiu, deixando um rasto cintilante pelo caminho… era um ladrão e roubara o colar!

Jill apressou-se a acordar toda a família, que obviamente partiu atrás do ladrão.

No entanto, o pior ainda estava para vir… Mesmo à saída do circo encontraram outro vulto na noite, mas este não possuía a vivacidade do outro, de facto, estava morto…

Era Benny, um bailarino do circo que tinha sido trespassado pelo ladrão com uma espada de um truque que costumava espalhar admiração, mas naquela noite apenas espalhou terror.

Pouco tempo depois, devido aos gritos da família, grande parte da população seguiu até ao circo. Lá, acusaram a família da morte de Benny.

Os Romanov fizeram então a única coisa que os podia ajudar: fugiram.

Ninguém sabe ao certo para onde foram… Há quem diga que ingressaram noutro circo com outro nome… Há que diga que viajam de lugar em lugar à procura do colar.

O que é certo é que o colar nunca mais foi visto. Desapareceu, deixando um vazio no pescoço da sua dona.

Onde quer que estejam, os Romanov vivem angustiados por não terem conseguido provar a sua inocência.

Miguel Coelho 10ºCT2

1 comentário:

Paula Ferrão disse...

Decerto que Picasso ficaria lisonjeado com a história que tu escreveste para ilustrar o seu quadro «Les Saltimbanques».
Uma proposta de escrita criativa respondida em pleno.
Parabéns e boas férias.
Professora Paula Ferrão.

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...