segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Direitos Humanos: Exposição das turmas B e D do 7º ano

Exposição de trabalhos sobre os direitos humanos , realizada no dia internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro).


Os trabalhos foram desenvolvidos pelas turmas B e D do 7º ano, na disciplina de Área de Projecto.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Concurso Khatársis

REGULAMENTO DO CONCURSO “KATHÁRSIS”


CONCURSO LITERÁRIO:

ü  Os alunos podem apresentar a concurso um ou mais textos, de prosa e poesia, de tema livre e em Língua Portuguesa.

ü  Cada texto apresentado a concurso não deverá exceder as 25 páginas.

ü  Os textos apresentados a concurso terão que ser assinados com um pseudónimo. Cada concorrente só poderá assinar com um pseudónimo. (Se concorrer com vários textos, terá de os identificar com o mesmo pseudónimo).

ü  Os concorrentes não deverão usar pseudónimos já usados em anteriores concursos.

ü  Os textos devem ser apresentados passados a computador: Título – Times New Roman, tamanho 20 negrito; Texto – Times New Roman, tamanho 14.

ü  Os textos devem ser enviados por correio electrónico para o seguinte endereço: concursokatharsis@gmail.com



ü  Cada concorrente deve enviar o(s) seu(s) texto(s) identificado(s)        com o seu pseudónimo e ano de escolaridade.


ü  Após o envio do(s) textos(s) por correio electrónico o concorrente deve entregar na Biblioteca da Escola, um envelope fechado, com o seu pseudónimo escrito no exterior e a sua identificação ( nome, número e turma) no interior do mesmo. Só após a recepção do envelope com a identificação do concorrente, os seus textos serão admitidos a concurso.

ü  Todos os textos apresentados a concurso integrarão o Caderno Literário “KATHÁRSIS”.

ü Serão atribuídos 2 prémios por ciclo (3º ciclo e ensino secundário) para o melhor texto de prosa e o melhor texto de poesia. Serão ainda atribuídas Menções Honrosas sempre que tal se justificar.

ü Os trabalhos podem ser enviados até dia 1 de Março de 2011 prazo limite de recepção dos textos.


CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES:


ü  Os alunos devem enviar as ilustrações digitalizadas para o correio electrónico  concursokatharsis@gmail.com , até dia 1 de Abril de 2011.


ü  As ilustrações deverão ser assinadas com um pseudónimo.


ü  Cada corrente só poderá assinar com um único pseudónimo, mesmo que concorra com vários trabalhos.


ü  Após o envio da(s) ilustrações por correio electrónico o concorrente deve entregar na Biblioteca da Escola, um envelope fechado, com o seu pseudónimo e ano de escolaridade escrito no exterior e a sua identificação ( nome, número e turma) no interior do mesmo. Só após a recepção do envelope com a identificação do concorrente, as suas ilustrações serão admitidas a concurso.


ü  Todas as ilustrações apresentadas a concurso figurarão no Caderno Literário “Kathársis”.


ü  Será atribuído um prémio por ciclo (3ºciclo e Ensino Secundário). Serão ainda atribuídas Menções Honrosas sempre que tal se justificar.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Parlamento dos Jovens (ESSF): Medidas da lista J

Exposição de motivos:

A nosso entender, apesar das melhorias significativas implementadas ao longo dos anos, o sistema de educação português continua a ter alguns lapsos que consideramos poder ser colmatados. O debate sobre o sistema educativo não deve ser menosprezado uma vez que dele dependem a construção de uma sociedade instruída e consequentemente consciente das suas decisões democráticas.
A formação dos jovens, deve passar não só pela sua aquisição de conhecimentos teóricos mas também pela aposta na inserção do aluno no mercado de trabalho.
É necessário ter também em conta a situação económica que se vive actualmente, utilizando os recursos à disposição para o que tem mais interesse para o país. Se por um lado esta eficiente aplicação de recursos leva a uma melhor qualidade de ensino por outro leva a uma racionalização de fundos utilizados.
Voltando à ideia inicial de instrução como algo global, pensamos que o desporto deve ser também tido em atenção por fazer parte do bom desenvolvimento do indivíduo.

Tendo em conta tudo isto, propomos as medidas abaixo descritas.

1. Criação de um programa à semelhança do programa Erasmus para o primeiro emprego, nas comunidades lusófonas (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, etc.). Parece-nos essencial que haja uma troca de conhecimentos técnicos e culturais entre os jovens quadros das comunidades falantes de Língua Portuguesa. Achamos que o futuro da educação deve passar pela comunicação entre as várias comunidades a fim de complementar as várias metodologias de trabalho. Com esta medida seria mais fácil para um jovem recém-licenciado obter um estágio profissional num país lusófono.

2. Regulação das vagas do Ensino Superior mediante as necessidades do mercado de trabalho e os interesses estratégicos do país. Com esta medida, poderia haver uma melhor articulação entre as necessidades das empresas e instituições com os futuros profissionais.

3. Fomentação do desporto escolar. O nosso país é um dos que, na União Europeia, mais gasta em cuidados de saúde relacionados com doenças cardiovasculares. Se o estilo de vida saudável for enfatizado nas escolas podemos mudar esta realidade.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Parlamento dos Jovens (ESSF): Medidas da lista E


Exposição dos motivos
As seguintes medidas têm como objectivo final um melhor aproveitamento por parte dos alunos de modo a que também os seus resultados (pensando num futuro profissional) sejam beneficiados. Assim, uma vez que os alunos do secundário já revelam ter alguma maturidade, devem ser responsáveis e ter conhecimento das suas acções e saber gerir o tempo de aprendizagem de forma autónoma. O que presentemente vem a ocorrer em muitas escolas é que, quando falta um professor, o tempo destinado àquela aula é substituído por actividades que frequentemente não contribuem para uma melhor aprendizagem nem para o cumprimento dos programas, constituindo apenas uma forma de ocupação sem benefícios para uma melhoria do ensino.

O que acontece também na maioria das vezes, os programas demasiado extensos fazem com que muitos alunos recorram a apoios exteriores (extra-curriculares), ou seja, apoios a que nem todos os estudantes têm a capacidade de adquirir por questões muitas vezes de origem  económica, sendo assim uma possibilidade dos mesmos recorrem a escola caso esta ofereça, com vista um melhor aproveitamento por parte dos alunos.

 Medidas

1. O fim das aulas de substituição para o ensino secundário, e a implementação de aulas de reposição.

2. Aulas de apoio oferecidas pela escola a todos os alunos (especialmente os mais carenciados).


  Membros da lista E:

1- Mafalda Sousa
2- Luísa Silva
3- Margarida Simão
4- Estrela Costa
5- Ana Tenreiro
6- Raquel Ribeiro
7- Joana Sousa
8- Mariana Trindade
9-Alexandra Rebocho
10- Inês Margalho

Parlamento dos Jovens (ESSF): Medidas da lista A

 Exposição dos Motivos

A Educação é um direito ao qual toda a população deve ter acesso, sem discriminação racial, sexual, física ou económica. Em Portugal o Ensino obrigatório e gratuito é, actualmente, até ao décimo segundo ano. Apesar disto, achamos que ao longo do tempo alguns aspectos deste ensino obrigatório e gratuito têm sido esquecidos.
Para contrariar esta tendência, estamos preocupados em anular estas grandes diferenças existentes, tentando contribuir para uma Educação igualitária, autêntica e gratuita (de acordo com os princípios da Constituição da República Portuguesa). Também com uma especial atenção ao ambiente, pretendemos ajudar a preservar a natureza reduzindo o abate de árvores.

Portanto pretendemos melhorar o Ensino da forma que nos parece mais correcta, desenvolvendo um ensino geral melhor preparado para o futuro, e um Ensino Secundário mais especializado e melhor preparado (e que prepare melhor os estudantes) para o Ensino Superior.

Medidas

1. Criação de um Banco de Livros, para o ensino Básico e Secundário, criando uma educação mais ecológica, cívica e acessivel para a população.

2. Maior opção de escolha de disciplinas no ensino Secundário e possível utilização destas para o acesso ao ensino Superior, permitindo uma maior especialização e formação.

 3. Maior integração de alunos com necessidades especiais e adaptação do parque escolar às necessidades destes, tal como de pessoal docente e não docente.



Membros da Lista A:

Maria Leonor Alves Ribeiro
Ana Fragata
Tiago Marques
Ana Rita Dias
Carolina Pena
Olívia Godinho
António Martins
Miguel Coelho
Marta Breyner
Pedro Duarte

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...