sábado, 31 de janeiro de 2009

TOURADAS: ARTE OU CRUELDADE?

Não digo que nas touradas não haja crueldade. Mas, considero, acima de tudo que, para algumas pessoas, as touradas são arte.
As touradas não são só os touros, os touros de morte – que é o que faz com que algumas pessoas não gostem – mas é também o espírito da tauromaquia, ou seja, a paixão por touros e cavalos; a música que as bandas filarmónicas tocam quando os toureiros fazem uma boa lide; os fatos de toureiros, forcados, peões de brega.
É certo, que ver touros morrerem em plena praça custa um pouco, mas também tem a ver com a forma como os matam. E, mais tarde ou mais cedo, o animal bravo teria que morrer, fosse perante os factores da natureza ou pela “mão” de um homem, sabendo que estes que são corridos em praça, são próprios para este espectáculo, já nascem com o seu destino marcado.
Quando um toureiro apresenta uma boa lide, é bom ouvir os “olés” dos aficionados, e o bater das palmas, em pé, quando um forcado faz uma boa pega, pois, todos os que vão para dentro da praça, gostam de ser alimentados com a alegria do público que está nas bancadas.
E, em relação à sociedade em que vivemos, se é para sermos “todos diferentes mas todos iguais”, então porquê fazer com que as touradas acabem? Cada um não tem o seu próprio pensamento, gosto e opinião?
Com estas minhas palavras não quero mudar nem o gosto, nem a opinião, nem mesmo o pensamento de cada um, mas sim dizer que, nas touradas pode haver crueldade, mas há sobretudo a arte da tauromaquia.

Margarida Oliveira

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Homem do Sul, de Roald Dahl

Aconteceu hoje…

O Homem do Sul, com o seu panamá branco. Chegou à beira da piscina e, depois de o rapaz lhe ter oferecido um cigarro e LUME, o homem do chapéu sugeriu-lhe uma aposta… e que estranha aposta !!! Um Cadillac contra o dedo mindinho da mão esquerda (do rapaz !!!).Está apostado.

O que sucederá depois? Ficará o rapaz sem dedo e irão para o Hospital todos a bordo do Cadillac, como às tantas sugere o narrador desta história?

Na próxima quarta saberemos, nos 5 Dedos de Conversa (será que nos cortam o dedo e passamos a ser 4 Dedos de Conversa???!!!).

Na Biblio, claro!



sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Concurso animais de estimação

Lembram-se do concurso "animais de estimação" lançado no mês passado? Pois é, as votações não surgiram na altura, mas este mês já houve votos.
Assim, propomos que façam/continuem as vossas votações até 30 deste mês. Depois disso atribuiremos um prémio ao vencedor(a).

Não se atrasem, nem se esqueçam outra vez!

E já agora vão também ao desafio do hobbie!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O meu hobbie

Depois de um dia de escola , de trabalho, há que relaxar, descontrair, fazer algo diferente. Ou seja, uma outra ocupação, um hobbie.
Há quem coleccione, jogue a algo, pratique um desporto, escreva, desenhe, toque um instrumento, costure, cozinhe... e tantas outras ocupações que mentes criativas como vocês saberão melhor que eu.
O desafio é: divulga aqui o teu hobbie, escrevendo umas linhas sobre o mesmo. Envia também uma foto sobre ele.
Vamos lá, quem sabe não aproveitas para que a sua divulgação ganhe adeptos ou reconhecimento ?
Envia os teus textos e imagens para:
bibliofaria@gmail.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES PARA O CADERNO LITERÁRIO “KATHÁRSIS”

ESTÁ ABERTO UM CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES PARA O CADERNO LITERÁRIO “KATHÁRSIS”

SE GOSTAS DE DESENHAR, ENVIA OS TEUS DESENHOS, DIGITALIZADOS, PARA O EMAIL DA BIBLIOTECA
bibliofaria@gmail.com,
ATÉ AO FINAL DO 2º PERÍODO.

ALÉM DE FIGURAREM NO CADERNO LITERÁRIO, PODES RECEBER UM PRÉMIO.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE! CONCORRE!

Khatársis: Concurso Literário

REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO “KATHÁRSIS”

Os alunos podem apresentar a concurso um ou mais textos, de prosa e poesia, de tema livre e em Língua Portuguesa.

Cada texto apresentado a concurso não deverá exceder as 25 páginas.

Os textos apresentados a concurso terão que ser assinados com um pseudónimo. Cada concorrente só poderá assinar com um pseudónimo. (Se concorrer com vários textos, terá de os identificar com o mesmo pseudónimo).

Os textos devem ser apresentados passados a computador: Título – Times New Roman, tamanho 20 negrito; Texto – Times New Roman, tamanho 14.

Os textos devem ser enviados por correio electrónico para o seguinte endereço: bibliofaria@gmail.com


Cada concorrente deve enviar o(s) seu(s) texto(s) identificado(s) com o seu pseudónimo e ano de escolaridade.


Após o envio do(s) textos(s) por correio electrónico o concorrente deve entregar na Biblioteca da Escola, um envelope fechado, com o seu pseudónimo escrito no exterior e a sua identificação ( nome, número e turma) no interior do mesmo. Só após a recepção do envelope com a identificação do concorrente, os seus textos serão admitidos a concurso.

Todos os textos apresentados a concurso integrarão o Caderno Literário “KATHÁRSIS”.

Serão atribuídos 2 prémios por ciclo (3º ciclo e ensino secundário) para o melhor texto de prosa e o melhor texto de poesia. Serão ainda atribuídas Menções Honrosas.

Os trabalhos podem ser enviados até dia 27 de Março de 2009 prazo limite de recepção dos textos.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Gato Preto, de Edgar Allan Poe


A terrífica história de O Gato Preto (de Edgar Allan Poe), voltou à cena na Bibliofaria, no espaço 5 Dedos de Conversa.
No intervalo de 4ª feira, o nosso fiel público tem comparecido, alunos do 7º D e o Carlos, “sócio” vitalício das nossas leituras. Amanhã ouvirão o desfecho… depois de assassinar a esposa, o que fará mais o perverso narrador?
Hoje, dia 13 de Janeiro, vieram aos 5 Dedos os alunos do 7º B. Como era dia 13, apesar de não ser sexta-feira, O Gato Preto voltou a actuar…
Esperamos aqui os comentários destes ouvintes.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ano Novo




Um excelente 2009!

Paula Ferrão





Folhinha

Murchou a flor aberta ao sol do tempo.
Assim tinha de ser, neste renovo
Quotidiano,
Outro ano,
Outra flor,
Outro perfume.
O gume
Do cansaço
Vai ceifando,
E o braço
Doutro sonho
Semeando.

É essa a eternidade:
A permanente rendição da vida.
Outro ano,
Outra flor,
Outro perfume,
E o lume
De não sei que ilusão a arder no cume
De não sei que expressão nunca atingida.

Miguel Torga, Orfeu Rebelde (1958)

Prémio Camões 2023

Professor Universitário, ensaísta e tradutor,  João Barrento   é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra. De aco...